sábado, 15 de janeiro de 2011

O ESPÍRITO SANTO COMO ÁGUA


O ESPÍRITO SANTO COMO ÁGUA


PREÂMBULO

Ao ser apresentado como água, o Espírito Santo seria apenas um elemento da natureza, um simbolismo que O mesmo seria abstrato, ou impessoal? Seria a água um símbolo dEle em Seu ministério de purificação e consagração ministrado em benefício do ser humano?

SIGNIFICADO DE SANGUE

Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Jo. 19: 34.

1.     PROTEÇÃO – Quando a pessoa permanece sobre a proteção do sangue do Senhor Jesus, os poderes das trevas não tem poder sobre o destino eterno da pessoa, a praga da perdição não os atingirá. – “Passem, então, um pouco do sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas nas quais vocês comerão o animal. O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito”. Ex. 12: 7,13.
2.     ALIANÇA – É importante que o ser humano, tenha uma aliança de paz e fidelidade com o Eterno, para que o mesmo possa está pronto para encontrar-se com Deus. – “Depois Moisés aspergiu o sangue sobre o povo, dizendo: Este é o sangue da aliança que o SENHOR fez com vocês de acordo com todas essas palavras". Ex. 24: 6.
3.     PERDÃO - De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão. He. 9: 22.
4.     REDENÇÃO – Com o Seu próprio sangue, o Senhor Jesus, pagou o preço de uma só vez, para a redenção daqueles que O buscam, e o aceitam como seu único e suficiente salvador. – “Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, de uma vez por todas, e obteve eterna redenção. He. 9: 12.
5.     PURIFICAÇÃO – Com a união do sangue do Senhor Jesus e o Ministério do Espírito santo somos libertos da malignidade do pecado, somos purificados. – “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo”! He. 9: 14.
6.     SANTIFICAÇÃO – Quando a pessoa aceita o Senhor Jesus como Salvador e Senhor de sua vida, esta pessoa é santificada com o Seu sangue, e assim, capacita a pessoa a viver com a Divindade na eternidade. - “Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue”. He. 13: 12.
7.     SALVO-CONDUTO – Com o Seu sangue derramado por nós, Ele nos concedeu um salvo-conduto para entrarmos diretamente na presença de Deus, sem precisar de intermediários humanos. - “Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus”. He. 10: 19.
8.     RESGATE – Por meio do sangue do Senhor Jesus, a Divindade, por meio do sangue que estabelece uma aliança eterna como o ser humano, ressuscitou o Senhor Jesus, para nos fazer vencedores. - “O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos o nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas”. He. 13: 20.
9.     LIBERDADE – O único que venceu as cadeias da morte porque nos amou, ele nos libertou de nossos pecados para a Sua glória. - “E de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue”. Ap. 1: 5.
10.  TERMO DE POSSE – Nós fomos comprados com um valor incalculável, foi o único sangue puro. - “E eles cantavam um cântico novo: Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus gente de toda tribo, língua, povo e nação”. Ap. 9: 7.
11.  LIMPEZA – Com o Seu sangue, Ele limpa o nosso caráter, e faz de nós uma nova criatura. – “Respondi: Senhor, tu o sabes. E ele disse: Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro”. Ap. 7: 14.
12.  VITÓRIA – O poder que nos dá a vitória sobre o pecado e sobre os demônios, é o precioso sangue do Senhor Jesus. “Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida”. Ap. 12: 11.
13.  JUSTIFICAÇÃO – Por meio de Seu sangue, nos isentou de nossos pecados, e por meio de Seus méritos somos salvos da ira que vai punir o mundo de pecado. – “Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por meio dele, seremos salvos da ira de Deus” R. 5: 9.
14.  BENÇÃO – Se você quer ser um abençoado, deve beber do sangue da aliança do Cordeiro de Deus. – “Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo”? I Co. 10: 16.
15.  PAZ – O mundo clama por paz, mas só a encontrarão se aceitarem serem lavados e purificados com este sangue maravilhoso. “E por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz. Cl. 1: 20”.

SIGNIFICADO DE ÁGUA

1.     BÊNÇÃO – O alimento material e espiritual bem como a água, são bênçãos concedidas pelo Eterno. – “Prestem culto ao SENHOR, o Deus de vocês, e ele os abençoará, dando-lhes alimento e água. Tirarei a doença do meio de vocês”. Ex. 23: 25.
2.     PURIFICAÇÃO – Só podemos aproximar de Deus, se formos sinceros reconhecendo nossa dependência dele e crendo que Ele nos ouve por meio da intercessão do Senhor Jesus, com a mente aspergida com o sangue do Senhor Jesus, e ao mesmo tempo sendo lavado o nosso caráter com o Espírito Santo. “Sendo assim aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada, e tendo os nossos corpos lavados com água pura”. He. 10: 22.
3.     VIDA – A água da vida é o Espírito Santo, quem quiser ter posse, basta permitir que o Espírito Santo tome posse do coração. “O Espírito e a noiva dizem: "Vem!” E todo aquele que ouvir diga: "Vem!" Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida”. Ap. 22: 17.
4.     SANTIFICAÇÃO – Somos santificados e purificados por intermédio do poder regenerador do Espírito Santo e mediante a Palavra viva que é o Senhor Jesus. “Para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra”. Ef. 5: 26.
5.     BATISMO – O batismo com água é importante, que simboliza a pessoa sendo envolvida com o Espírito Santo, e ao sermos batizados com o Espírito Santo, significa que O mesmo tem total domínio sobre a vida espiritual, intelectual e material da pessoa. “Então me lembrei do que o Senhor tinha dito: João batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo”. At. 11: 26.
6.     NUTRIÇÃO – Assim como o nosso organismo sem ser beneficiado com a água definha até morrer, da mesma forma, a nossa vida espiritual sem beber da água límpida definha até cair em apostasia e distancia da Salvação. Não tem como viver uma vida espiritual reta, sem o Espírito Santo. “Não lhes basta comerem em boa pastagem? Deverão também pisotear o restante da pastagem? Não lhes basta beberem água límpida? Deverão também enlamear o restante com os pés”? Ez. 34: 18.
7.     ESPELHO – O Espírito Santo é quem nos revela a nossa situação pecaminosa, e nos convence que só há uma solução, é irmos ao Senhor Jesus. “Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós. Pv. 27: 19 - Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”. Jo. 16: 8.
8.     EVANGELHO – O Espírito Santo é que refresca a nossa alma neste deserto de pecado em que vivemos, e nos tornamos condutores deste rio maravilhoso para outras pessoas mostrando onde encontrar esta fonte. “Como água fresca para a garganta sedenta é a boa notícia que chega de uma terra distante”. Pv. 25: 25. – “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". Jo. 7: 38.
Ele estava referindo-se ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado. Jo. 7: 39.
1.     Ao Jesus referir-se ao Espírito Santo, Ele mostrou que não é as mesmas pessoas, que Ele é um ser e o Espírito Santo outro ser.
2.     Jesus estando na terra o Espírito Santo ainda não podia desempenhar o seu ministério com todo o poder.
3.     Só após a glorificação, ou seja, Jeová aceitar o seu sacrifício, o Espírito Santo demonstraria todo o seu poder.
4.     Jesus fora dado e estava na terra, isto mostra que são dois seres, pois o Espírito Santo não estava na terra, e Cristo sim.

O Espírito é comparado à água que sacia a sede da pessoa, neste caso, Ele sacia a alma sedenta de salvação, nós éramos como uma terra seca, agora somos um manancial. Ele também é uma bênção. “Porque derramarei água sobre o sedento, e correntes sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre a tua descendência”. Is. 44: 3.
Não existe princípio ou fim sem o Cristo de Deus, este Cristo está disposto a saciar a sede espiritual de qualquer pessoa, por meio da fonte da água da vida que é o Espírito Santo. Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida”. Ap. 21: 6.
O ministério do Senhor Jesus Cristo está interligado com o ministério do Espírito Santo em salvar o ser humano, sem Jesus não há salvação e sem o Espírito Santo também não há salvação. É por este motivo, que às vezes, os mestres dos demônios que são seres humanos, de uma forma eles combatem o ministério do Senhor Jesus, e de outra forma inovadora o ministério do Espírito Santo, para desta forma levar milhões para a perdição, infelizmente estão conseguindo. – “Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo sangue”. I Jo. 5: 6.

Eurias R. Carneiro

Nenhum comentário: