quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cuidado Com As Palavras Que Saem da Sua Boca


“Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura”. (Pv 12.18)
O hábito de misturar alimentos doces e salgados não é estranho para muitos descendentes de imigrantes alemães que vivem na região em que moro – é comum o churrasco gaúcho ser acompanhado de pedaços de bolo. Há também quem goste de juntar ao almoço pedaços de frutas, como pêssego e abacaxi. Misturar doces e salgados é interessante, e aparentemente não causam nenhum problema a quem deles se alimenta. Porém, o texto de hoje fala de uma mistura perigosa: uma língua que abençoa e também amaldiçoa. Tiago lembra que não existe fonte que jorre água doce e salgada ao mesmo tempo, só um tipo de água pode sair dela. Assim também deveria ser conosco. Não está certos sermos fonte de palavras doces, que glorificam a Deus, e ao mesmo tempo de palavras amargas, que amaldiçoam os outros.
Como é possível que uma mesma boca louve a Deus e minta? Cante os mais belos hinos insulte alguém? Isso só prejudica nosso testemunho diante dos outros. Imagine alguém que está quase decidindo crer em Cristo e ser cristão. Um dia, essa pessoa assiste a um jogo de futebol entre cristãos em que ocorrem brigas e insultos. Depois vê essas mesmas pessoas “louvando” na igreja. Se ela achar que ser cristão é agir como aqueles que vivem sem Deus – ou pior, ser hipócrita – dificilmente o evangelho fará sentido para ela.
Que da nossa boca brotem apenas palavras que edificam, e não insultos, ofensas, calúnias. O alerta de Paulo é claro: “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que ouvem” (Ef 4.29). Reflita: como está sua “fonte”? Misturando palavras doces e salgadas? Ou você tem glorificado a Deus com seu falar? Decida ter apenas um tipo de “água” em sua fonte – a boa!
Ler: Tiago 3.9-12
Um pouco de limpeza no meio da sujeira se perde;
um pouco de sujeira contamina tudo.
http://www.idealdicas.com/cuidado-com-as-palavras-que-saem-da-sua-boca/
FONTE: 

Nenhum comentário: