sábado, 15 de outubro de 2011

1999 - O ANO DO ECUMENISMO ADVENTISTA NA EUROPA


1999,O ANO DO ECUMENISMO ADVENTISTA NA EUROPA

2011-04-25 13:35

1999 Foi o Ano do "Ecumenismo Adventista" na Europa
Outubro 99 - Resposta Evangélica ao Pedido de Perdão Católico
Em resposta à mensagem de pedido de perdão do Papa João Paulo II, pelos erros cometidos pela Igreja Católica, os evangélicos espanhóis consideram que o perdão é dado mas desejariam um ato público de reconciliação e de afirmação de respeito mútuo.
João Paulo II declarou em audiência pública que a Igreja Católica abria uma nova página na sua história, ao pedir publicamente perdão pelos pecados, erros, injustiças e violações dos direitos do homem que cometeu durante 2.000 anos. Um dia especial de arrependimento foi marcado para 8 de Março de 2000.
Apesar de nenhuma menção específica ter sido feita, o Papa pareceu referir-se às Cruzadas, à Inquisição e ao silêncio perante o genocídio nazista. O dia de arrependimento fará parte das celebrações especiais do Ano do Jubileu que durarão até 7 de Janeiro de 2001.
A Federação das Entidades Religiosas Evangélicas Espanholas (a Ferede), da qual a Igreja Adventista do Sétimo Dia é membro, publicou um comunicado relembrando os sofrimentos dos cristãos protestantes de Espanha, exterminados ou banidos pela inquisição, perseguidos pelo regime franquista e atualmente tolerados mas sem o verdadeiro apoio legal ou social.
Um ato público de reconciliação, afirmando, apesar das diferenças, a vontade de reencontro e de respeito mútuo, seria positivo e demonstraria, no contexto da Espanha católica, a intenção de pôr em prática aquilo que o Papa anunciou.
ALC/APD/BIA - Le Mée-sur-Seine, França
Junho 99 - Um luterano e um adventista distinguidos pela Universidade de Andrews
A Drª Faith Rohrbough, luterana, e o Dr. Bert Beach, adventista, receberam uma medalha da Universidade de Andrews.
Esta medalha é atribuída àqueles que, pelo seu senso de serviço humanitário ou profissional, manifestaram os valores defendidos pela universidade.
A senhora Rohrbough é actualmente presidente do Seminário de Teologia Luterana de Saskatoon no Canadá.
Bert Beach, diplomado da Sorbonne, trabalhou durante muitos anos no Departamento de Relações Públicas e de Liberdade Religiosa da Igreja Adventista, o que o levou, por exemplo, a representar a Igreja Adventista no concílio de Vaticano II.
Os dois distinguidos participaram nos diálogos luterano-adventistas que se realizaram recentemente.
ANN/BIA - Le Mée-sur-Seine, França
Abril 99 - Segundo Encontro do Diálogo Inter-religioso
Mil pessoas, (cristãs, muçulmanas, judias e budistas), encontraram-se a 7 de Março, no Grande Palácio de Lille.
Organizado pela revista Actualité des Religions e pelo diário Réforme, este congresso permitiu que houvesse uma alternância entre mesas redondas e ateliers. Experiências de diálogos "no próprio local" foram transmitidas por associações tais como: "A Voz do Oriente", associação belga em diálogo com os filósofos e as práticas religiosas provenientes do Oriente ou a associação "Retrouvailles" que agrupa judeus e muçulmanos.
A aventura vivida por Djamel Balhi que percorreu as principais cidades santas do mundo, de Paris ao Tibete, a pé (70 Km de percurso diário), foi particularmente salientada. Djamel Balhi sublinhou dois pontos comuns dos cristãos das diferentes religiões: o sentimento de hospitalidade e as posições de oração idênticas.
Durante as mesas redondas, o filósofo e professor da Sorbonne, André Comte Sponville, serviu-se da expressão utilizada, "ateu de serviço", e lembrou que o diálogo é possível a partir do momento em que cada um admita que o Estado, a verdade e Deus não pertencem a ninguém.
Os trabalhos nas oficinas, sete no total, abordaram assuntos como: "a escola, desafio das religiões", "integralismo e derivados sectários", "as religiões juntas pela paz."
A Igreja Adventista do Sétimo Dia foi representada no "Segundo encontro do diálogo inter-religioso" por Jean-Paul Barquon, secretário da Federação do Norte da França das Igrejas Adventistas e Jacques Trujillo, secretário da União Franco-Belga das Igrejas Adventistas.
BIA - Le Mée-sur-Seine, França
Janeiro 99 - Semana de Unidade e Aniversário da Declaração dos Direitos do Homem
Encorajados pelo sucesso do ano passado, e sob a iniciativa do Padre Pierre Cantelaube, o grupo de pastores da Igreja Reformada e da Igreja Adventista do Sétimo Dia, os padres católicos, o padre ortodoxo, a associação ACAT (Acção dos Cristãos para a Abolição da Tortura) e a Comissão Diocesana Ecuménica de Seine-et-Marne escolheram, este ano, o domingo 24 de Janeiro para uma celebração ecumênica no âmbito da Semana de Unidade e para recordar o 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Para dar também um carácter festivo e fraterno a este encontro, o programa, em que participaram todas as confissões representadas, constou de leitura, declamação e mímicas de textos das Sagradas Escrituras, assim como de cânticos interpretados por um côro misto acompanhado por um grupo instrumental.
Quinhentas pessoas estiveram presentes neste encontro e excelente convívio foi conseguido.
Já se encontram em fase de preparação os encontros pascais da Paixão agendados para 16 de Fevereiro e 9 de Março de 1999.
BIA - Le Mée-sur-Seine, França
Fevereiro 99 - Semana de Oração Para a Unidade dos Cristãos
A exemplo do que feito o ano passado, a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Yverdon investiu-se de dinamismo na organização desta semana especial de 11 a 18 de Janeiro.
Pela segunda vez, os membros das diferentes Igrejas representadas (O Exército da Salvação, a Igreja Darbiste Alargada, a Igreja Pentecostal, a Igreja Protestante da Reforma, a Igreja do Despertamento e a Igreja da Fraternidade Cristã) vieram engrossar as fileiras da Igreja Adventista, sexta-feira à noite 16 Janeiro.
A grande fraternidade que uniu todos os participantes, nessa noite, permanecerá durante muito tempo gravada nas suas memórias. Várias pessoas manifestaram os seus agradecimentos pelo acolhimento que lhes foi oferecido.
BIA - Le Mée-sur-Seine, França



http://adventista1844.webnode.com.br/news/a1999-o-ano-do-ecumenismo-adventista-na-europa/

Nenhum comentário: