sábado, 15 de outubro de 2011

VOTO BATISMAL X CERTIFICADO DE BATISMO NA IASD


VOTO BATISMAL X CERTIFICADO DE BATISMO NA IASD

2011-07-24 16:52
 Voto Batismal x Certificado de Batismo
Numa consulta à versão mais recente do Manual da Igreja (Revisado em 2000), descobrimos com surpresa que, embora algumas Associações imponham a crença na trindade aos candidatos como condição para que sejam aceitos na Igreja pelo batismo, o texto oficial do Voto Batismal, encontrado à página 32 do Manual não exige que se creia nesse falso conceito acerca de Deus.
Crê em Deus, o Pai, em Seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo?” Ora, a essa pergunta podemos, com a segurança que a Bíblia oferece, responder afirmativamente. Pois, de fato, cremos num único Deus, que é o Pai, em Seu Filho Jesus Cristo (gerado pelo Pai e subordinado a Ele) e no Espírito Santo, poder divino que nos mantêm em sintonia com as duas únicas pessoas divinas mencionadas, embora desconheçamos sua natureza.
Confira abaixo uma reprodução de parte desse voto batismal oficial:

Certificado de batismo
Avançando em nossa leitura, com surpresa ainda maior, verificamos que o texto a ser assinado como compromisso pelo candidato e que deverá constar de seu certificado de batismo é diferente e exige a crença na Trindade ao batizando. Ou seja, o candidato ao batismo afirma uma crença correta, mas, desonestamente, o documento que lhe dão para assinar e a cópia que recebe como certificado é diferente da Confissão de Fé feita.
“Creio que existe um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas co-eternas.”
Que deturpação do que foi dito!
Veja: 

Comparação
A comparação lado a lado dos enunciados do voto batismal e dos mencionados no certificado de batismo, permite-nos visualizar ainda melhor essas diferenças.

Observe que, embora acrescente o pensamento trinitariano de que “Deus é Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três pessoas coeternas”, o certificado de batismo equipara “a promessa da presença do Espírito Santo no coração” do item quatro à “promessa de graça transformadora e poder para levar uma vida amorável”.
Por outro lado, a distinção feita entre Deus e Cristo no item 3 do Voto Batismal desaparece no texto do certificado.
Voto Batismal Oficial
(Manual da Igreja, pág. 32.)
Certificado de Batismo e Compromisso
(Manual da Igreja, pág. 33)
1. Crê em Deus, o Pai, em Seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo?
1. Creio que existe um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas co-eternas.
2. Aceita a morte de Jesus Cristo, no Calvário, como o sacrifício expiatório pelos pecados dos homens, e crê que pela fé em Seu sangue derramado, os homens são salvos do pecado e de sua penalidade?
2. Aceito a morte de Jesus Cristo, no Calvário, como o sacrifício expiatório pelos meus pecados e creio que pelagraça de Deus, mediante a fé em Seu sangue derramado, sou salvo do pecado e de sua penalidade.
3. Havendo renunciado ao mundo e a seus caminhos de pecado, aceitou a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, e crê que Deus,pelos méritos de Cristo, lhe perdoou os pecados e lhe concedeu um novo coração?
3. Aceito a Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador pessoal, crendo queDeus, em Cristo, perdoou os meus pecados e me concedeu um novo coração, e renuncio aos pecaminosos caminhos do mundo.
4. Aceita pela fé a justiça de Cristo, reconhecendo-O como seu intercessor no santuário celestial, e reclama Sua promessa de fortalecê-lo pela presença do Espírito Santo em seu coração, de maneira a receber o poder para fazer Sua vontade?
4. Aceito pela fé a justiça de Cristo, meu intercessor no santuário celestial, e aceito Sua promessa de graçatransformadora e poder para levar uma vida amorável e centralizada em Cristo, no meu lar e perante o mundo.

Mais Questionamentos
Diante de tantas arbitrariedades, será que aquilo que é dito pelo Manual da Igreja ainda é levado a sério pela Organização? Até quando continuarão ocorrendo as exclusões por descrença na trindade, uma vez que o Voto Batismal oficial não a exige? É lícito que o Certificado de Batismo documente declarações de fé que não foram feitas pelos batizandos?
FONTE: Arquivox da IASD


http://adventista1844.webnode.com.br/news/voto-batismal-x-certificado-de-batismo-na-iasd/

Nenhum comentário: