sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

ESPÍRITO SANTO É DEUS?


ESPÍRITO SANTO É DEUS?

VELHO TESTAMENTO

No estudo anterior foi analisado se o Espírito Santo é o próprio Cristo, se é o próprio Jeová, se é algo que sai de Jeová para Cristo e que sai de Cristo para seus seguidores. Neste será analizado a sua divindade, se realmente Ele é Deus ou um ser expecial entre todas as hostes de anjos, arcanjos, querubins e serafins.
Eu não devo crer em alguma coisa ou descrer porque uma pessoa falou conforme seu entendimento que está correto ou errado, não devo direcionar minha fé a determinado ponto porque Ellen White ou um teólogo afirma ser verdade, devo sim, direcionar minha fé e crença no que a Palavra do Eterno afirma ser verdade.
Uns dizem: O Espírito Santo é Deus.
Outros dizem: O Espírito Santo não é Deus.
Outros ainda acrescenta: O Espírito Santo é o Próprio Jeová.
Ellen White afirma: O Espírito Santo é o próprio Cristo.
Os Testemunhas de Jeová afirmam: O Espírito Santo é apenas um poder de Jeová.
O que diz a Palavra de Deus?

1.     O Espírito de Deus voava por sobre as águas que cobriam a Terra antes de ser adornada com vida, o Espírito de Deus e jamais o Espírito Deus é o que o texto afirma. Deus é um título divino, quem o possui de forma legal e legítima é o Deus verdadeiro e quem o possui de forma ilegal é um deus falso. ...e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Gn. 1: 2.
2.      Ao Jeová afirmar que o Espírito Santo é dEle, é uma forma de posse e domínio, não quer dizer que O mesmo é dono dEle, e sim, que o Espírito é de procedência de Sua pessoa, ao mesmo tempo não está afirmando que Ele procede de Seu interior. Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem
Gênesis 6:3
.
3.     Jeová afirma a Moisés que o Espírito que estava sobre ele é o Espírito de Deus, nesta revelação não é afirmado que O mesmo é Deus, se fosse esta seria a intenção em vez de falar: Espírito de Deus, estaria assim: Eu o enchi com o Espírito Deus ou, como Deus Espírito. Disse então o SENHOR a Moisés: Eu escolhi... e o enchi do Espírito de Deus...  Êx. 31: 1,3.
4.     Jeová tirou do Espírito que está sobre Moisés e O colocou sobre outras pessoas, ao Jeová descer para falar com Moisés isto nos mostra que o Espírito não é o próprio Jeová, e sim, um Ser pessoal. E o SENHOR disse a Moisés: Eu descerei e falarei com você; e tirarei do Espírito que está sobre você e o porei sobre eles. Nm. 11: 16, 17.
5.     Enquanto Jeová falava com Moisés da nuvem, Ele tira do Espírito que está sobre Moisés e O distribui com outras pessoas. Nova amostragem que são pessoas distintas. O SENHOR desceu na nuvem e lhe falou, e tirou do Espírito que estava sobre Moisés... Nm. 11: 25. O Espírito também veio sobre eles, e profetizaram no acampamento. Nm. 11: 26.
6.     Ao Jeová colocar o “Seu” denota a posse como o é com todos os outros seres do universo bem como os que aceitaram a Cristo como salvador, não é uma posse no sentido humano de ser mandatário, e sim, seu Deus por livre escolha de quem o adora.  ...e que o SENHOR pusesse o seu Espírito sobre eles! Nm. 11: 29.
7.     O Espírito de Deus e jamais o Espírito Deus veio sobre as pessoas. e o Espírito de Deus veio sobre ele...  Nm. 24: 2.
8.     Este Espírito é também conhecido como o Espírito de Sabedoria. ...estava cheio do Espírito de sabedoria... Nm. 34: 9.
9.      Ele é também conhecido como o Espírito de Jeová e jamais como sendo Jeová ou Jeová sendo o Espírto Santo. O Espírito do SENHOR veio sobre ele...  Jz. 3: 10.
10.  O Espírito de Deus e não o Espírito Deus. O Espírito de Deus se apossou dele... I Sm. 10: 10.
11.  Sendo que o Espírito vem é porque Ele tem autonomia de movimentar-se, isto o caracteriza como um ser, em palavras humanas Ele é uma pessoa. Então o Espírito veio... I Cr. 12: 18.
12.  O Espírito veio como um donativo, ou seja, concedido por uma outra pessoa. Deste o teu bom Espírito para instruí-los.  Ne. 9: 20.
13.  Esta expressão: “Por teu o que significa posse, no sentido de ser superior não é direcionado a Jeová e a Cristo antes de Sua existência antes de Maria, sendo que o termo é usado com referência ao Espírito isto nos mostra que O mesmo não tem autonomia e muito menos até aqui não foi feito nenhuma ligação com a Divindade mostrando ser Ele Deus. Por teu Espírito, por meio dos profetas, os advertiste. Ne. 9: 20.
14.  Este Espírito que é conhecido como sendo o Santo, Ele foi participativo na elaboração e criação do ser humano e para dá vida ao corpo de barro Deus soprou a sentelha de vida que nos mantém vivos. O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida. Jó 33: 4.
15.  Alem da pessoa ser expulsa da presença de Deus, o Espírito Santo sob a tutela de Deus pode-lhe ser negado a permanecer no coração do ser humano. Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Sl. 51: 11.
16.  Uma das personalidade do Espírito Santo é ser onipresente o que os outros seres do universo não possui. Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Sl. 139: 7.
17.  O verdadeiro Deus é quem nos capacita a fazer Sua vontade, nenhum ser humano tem em si capacidade de viver segundo o querer do Eterno, para estas pessoas, Ele, o bondoso Espírido veicula a pessoa no caminho santo, o mesmo texto mostra que o Espírito é privilégio exclusivo do Eterno. Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.  Sl. 143: 10.
18.  O Espírito de Jeová, o Espírito que dá sabedoria, entendimento, conselho, poder, conhecimento e o temor a Jeová, Ele é um ser que cumpre os desígneos de Deus. O Espírito do SENHOR repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do SENHOR. Is. 11: 2.
19.  No livro de Jeová está escrito que a boca dEle deu ordem para o Espírito Santo. Quem recebe ordem é quem está abaixo do ordenador. Procurem no livro do SENHOR e leiam: Nenhum desses animais estará faltando; nenhum estará sem o seu par. Pois foi a sua boca que deu a ordem, e o seu Espírito os ajuntará.  Is. 34: 16.
20.  O Espírito Santo não tem limites para agir apesar que os outros seres do universo tem limites para ação. Quem definiu limites para o Espírito do SENHOR... Is. 40: 13.
21.  Quando Deus usa o termo “o meu” Ele está mostrando que o Espírito Santo pertence a Ele enquanto Deus não pertece a nenhum ser. Porei nele o meu Espírito... Is. 42: 1. - Assim diz o SENHOR... derramarei meu Espírito sobre sua prole... Is. 44: 2, 3.
22.  Quem é soberano envia a pessoa cheia de Seu Espírito Santo, ou seja, o Espírito Santo está com a pessoa somente com a autorização do Eterno.  E agora o Soberano, o SENHOR, me enviou, com seu Espírito. Is. 48: 16. - O Espírito do Soberano, o SENHOR...  Is. 61: 1.
23.  O Espírito Santo fica triste, ou seja, Ele tem sentimentos a semelhança de Jeová, Jesus Cristo e outros seres, isto mostra que Ele é um ser e não o próprio Jeová ou Cristo. Apesar disso, eles se revoltaram e entristeceram o seu Espírito Santo.  Is. 63: 10.
24.  Ele tem poder para conduzir. Para onde quer que fosse o Espírito eles iam... Ez. 1: 12.
25.  Ele tem capacidade de está dentro de qualquer ser, não é a semelhança de algum anjo mau, os malignos são possessíveis e o Espírito é companheiro. Quando os seres viventes se moviam, elas também se moviam; quando eles ficavam imóveis, elas também ficavam; e quando os seres viventes se elevavam do chão, as rodas também se elevavam com eles, porque o mesmo Espírito deles estava nelas. Ez. 1: 21.
26.  “Meu - Seu” mostra que o Espírito pertence a Jeová e é controlado por Ele. Porei o meu Espírito em vocês... Ez. 36: 27. - A mão do SENHOR estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos.  Ez. 37: 1. - Porei o meu Espírito em vocês e vocês viverão... Ez. 37: 14. - E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos.  Jl. 2: 28.
27.  Jeová pertence a Si mesmo, Cristo antes de nascer de Maria pertencia a Si mesmo, mas, o Espírito pertence a Jeová. Mas, quanto a mim, graças ao poder do Espírito do SENHOR...  Mq. 3: 8. - ...mas pelo meu Espírito', diz o SENHOR dos Exércitos.  Zc. 4: 6. - ...as palavras que o SENHOR dos Exércitos tinha falado, pelo seu Espírito... Zc. 7: 12.
Continua no Novo Testamento.
Autor: Eurias R. Carneiro.

2 comentários:

REUNIDOS EM NOME DO SENHOR JESUS disse...

Caro Irmão Eurias

O seu estudo sobre o Espirito Santo é louvável, porém o entendimento sobre este assunto é tão simples que as pessoas não percebem.
Explico: Deus é Espirito e só Ele é Santo, único, todo poderoso e todas as coisas foram criadas conforme a sua vontade, mas em todas elas prevaleceu a sua justiça.
Quando Ele diz colocarei o meu Espirito sobre ele, entende-se que as suas virtudes, a sua sabedoria, o seu poder, todas as manifestações que só pode vir de Deus, é acrescentada ao homem para que se faça cumprir a sua vontade, a de Deus. Não podemos esquecer que Deus é onisciente, onipresente e onipotente.
Deus é Espirito e manifestou a Israel no principio da Nação como o Deus que se ocultava, e na plenitude dos tempos Ele veio morar entre os homens, fazendo-se carne e após a reconciliação do homem caído volta a ser o Deus Espirito, mas agora conduzindo os seus Eleitos em Espirito e em Verdade, pois as suas palavras são Espirito e Vida e a sua igreja, Eleitos, tem em si, dentro de nós o Espírito Santo, que é o próprio Deus.

REUNIDOS EM NOME DO SENHOR JESUS disse...

No Evangelho de João cap. 14 diz tudo.

João 14
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
Se me amais, guardai os meus mandamentos.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
Tenho-vos dito isto, estando convosco.
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.
Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;
Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.