terça-feira, 5 de novembro de 2013

CRISTO TEVE ORIGEM?

CRISTO TEVE ORIGEM?

Na frequência religiosa eu aprendi que Cristo é co-eterno com o Pai, ou seja, Ele nunca teve um principio por ser eterno na mesma essência do Pai o qual também não teve origem.
Sendo assim, Cristo não teve um principio de existência, independentemente do que a teologia ensina qual seria a revelação nas Sagradas Escrituras? Afinal Cristo teve ou não um principio de Existência?
Usarei como texto base para descobrir esta verdade o livro de Provérbios 8: 22 – 32 confrontando-o com outros textos que fazem alusão ao mesmo tema.

O primeiro passo para entendermos um tema de tamanha importância é identificar quem é a sabedoria. A sabedoria está clamando, o discernimento ergue a sua voz. Pro. 8: 1.
a)    A SABEDORIA DE DEUS É O PRÓPRIO CRISTO - A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui. Ecle. 7: 12 - Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquelSal. 91: 4 - Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! - Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas. Sal. 17: 8 - Mat. 23: 37 / Pois a sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela. Pro. 8: 11 - Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. Pro. 2: 6 - Deus é que tem sabedoria e poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento. Jó 12: 13 - Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3: 16 - Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17: 3.

QUEM É A SABEDORIA QUE VEIO A EXISTÊNCIA ANTES DE EXISTIR TODA A CRIAÇÃO DO UNIVERSO?

O Senhor me criou como o princípio de seu caminho, antes das suas obras mais antigas; fui formada desde a eternidade, desde o princípio, antes de existir a terra. (Se a sabedoria for com referência a intelectual, teríamos que crer que Deus para ser inteligente Ele primeiro criou a inteligência o que é impossível. Esta inteligência é a Palavra que Ele possuia no principio que é Cristo). Nasci quando ainda não havia abismos, quando não existiam fontes de águas; antes de serem estabelecidos os montes e de existirem colinas eu nasci. Ele ainda não havia feito a terra, nem os campos, nem o pó com o qual formou o mundo. Quando ele estabeleceu os céus, lá estava eu, quando traçou o horizonte sobre a superfície do abismo, quando colocou as nuvens em cima e estabeleceu as fontes do abismo, quando determinou as fronteiras do mar para que as águas não violassem a sua ordem, quando marcou os limites dos alicerces da terra, eu estava ao seu lado, e era o seu arquiteto; dia a dia eu era o seu prazer e me alegrava continuamente com a sua presença. Eu me alegrava com o mundo que ele criou, e a humanidade me dava alegria. Ouçam-me agora, meus filhos: Como são felizes os que guardam os meus caminhos! (Cristo é o primeiro filho de Deus a vir a existência). Pro. 8: 22 - 32.

CRISTO TEVE ORIGEM EM UM PRINCIPIO DA ETERNIDADE, ANTES DA PRIMEIRA CRIAÇÃO NO UNIVERSO

"Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. SUAS ORIGENS ESTÃO NO PASSADO DISTANTE, em tempos antigos." Miquéias 5: 2. - Pois a qual dos anjos Deus alguma vez disse: "TU ÉS MEU FILHO; EU HOJE TE GEREI"? E outra vez: "Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho"? Heb. 1: 5 - Ele cumpriu para nós, seus filhos, ressuscitando Jesus, como está escrito no Salmo segundo: ‘TU ÉS MEU FILHO; EU HOJE TE GEREI’. Atos 13: 33.

CRISTO TEVE ORIGEM EM UM PRINCIPIO DA ETERNIDADE, ANTES DA PRIMEIRA CRIAÇÃO NO UNIVERSO AO SER GERADO PELO PAI “JEOVÁ”

Outro título bem significativo que Cristo recebe é: Testemunha fiel e verdadeira, nele não há infidelidade ou falsidade. Ele é íntegro, fiel e verdadeiro, embora estas características não existam no ser humano por si mesmo. podendo ser imputado por meio da justiça de Cristo.
Cristo também é chamado de “PRINCIPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS”, na verdade Cristo teve uma origem embora não tenha sido criado como mostra o texto bíblico de Miqueias 5: 2. Quando Cristo voltar Ele vai mostrar no tempo pré-estabelecido quem é o “BENDITO E ÚNICO SOBERANO, REI DOS REIS, SENHOR DOS SENHORES, O ÚNICO QUE POSSUI A IMORTALIDADE, O ÚNICO QUE HABITA NA LUZ INACESSÍVEL, O ÚNICO QUE UM MORTAL JAMAIS VIU E NÃO PODERÁ VER ENQUANTO PERMANECER PERCADOR”, que é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Você, porém, homem de Deus, fuja dessas coisas. Procure a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão. Combata o bom combate da fé, conquiste a vida eterna, para a qual você foi chamado. Isso, você o reconheceu numa bela profissão de fé diante de muitas testemunhas. Diante de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Jesus Cristo, que deu testemunho diante de Pôncio Pilatos numa bela profissão de fé, eu ordeno a você: guarde o mandamento puro, de modo irrepreensível, até a Aparição de nosso Senhor Jesus Cristo. Essa Aparição mostrará, nos tempos estabelecidos, o Bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que possui a imortalidade, que habita uma luz inacessível, que nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno. Amém! I Tm. 6: 11 – 16.
Foi Deus o Eterno quem constituiu a Cristo com herdeiro de tudo e por meio dEle é que Deus fez o mundo. - A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. Heb. 1: 2.
Antes que Cristo fosse introduzido no mundo pelo milagre da gestação, Ele tinha sido gerado, ou seja, teve um principio - Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?
Se Ele não tivesse tido um principio de existência, o texto não estaria escrito desta forma “PRINCIPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS” e sim, desta forma “NELE TEVE O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS”, se Ele não tivesse sido gerado as Sagradas Escrituras não o revelavam. Heb. 1: 5.
Como se deu a geração de Cristo nos primórdios da eternidade não podemos saber, é mistério de Deus e a nós nos pertence, apenas as informações que nos foram reveladas na Palavra de Deus, além disto são meras especulações e tentar aprofundar-se nos pensamentos e desígnios de Deus o que não nos é permitido, sim assim, procedermos estaremos andando em terreno proibido. As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei. Det. 29: 29.
Portanto, afirmar que Cristo não teve um principio é ignorar as revelações na Palavra de Deus e introduzir de forma indireta a incredulidade em parte de seus ensinamentos.
A incredulidade impede que haja a manifestação das ações de Deus no meio da igreja, e isto é muito perigoso porque a igreja passa a viver pela teologia ignorando as revelações contidas em Sua Palavra.
E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles. Mat. 13: 58.
Vemos, assim, que foi por causa da incredulidade que não puderam entrar. Heb. 3: 19.
Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Heb. 3: 12.
Cristo foi gerado e não criado no principio desconhecido da eternidade por Deus, Deus o Pai nunca teve um principio de existência, mas Seu Filho sim, como poderia um filho existir sem ter um principio? Um filho só existe se tiver um pai para o gerar. Cristo não é filho por titulação, e sim, por geração.
Autor: Eurias R. Carneiro


Nenhum comentário: