domingo, 15 de dezembro de 2013

O “DESCANSO” DE DEUS SEGUNDO HEBREUS 4: 1 – 16

O “DESCANSO” DE DEUS SEGUNDO HEBREUS 4: 1 – 16


Tem sido usado este capítulo e inclusive eu o usei em tempos passados para defender a guarda do sábado, mas em um estudo acurado é esta a mensagem transmitida neste capítulo?
Antes de nos aprofundarmos em detalhes neste tema, vamos primeiro identificar o Dia de Deus para podermos identificar o descanso de Deus no tema em lide.
É ensinado que o único dia de Deus “SENHOR” é o sábado do sétimo dia, seria verdade ou estão usando a verdade de Deus para ensinar a mentira? No lugar de usarmos a palavra “SENHOR”, vamos usar “DEUS” pelo seguinte motivo: Senhor no hebraico é Baal e eu particularmente não adoro o Deus Senhor ou o Senhor Deus.
Qual é o dia de Deus?
a)              O DIA DOS GENTIOS É O DIA DE DEUS - Porque está perto o dia, sim, está perto o DIA DO SENHOR; dia nublado; será o TEMPO DOS GENTIOS. Eze. 30: 3.
b)              O DIA DA VOLTA DE CRISTO É O DIA DE DEUS - Ai daqueles que desejam O DIA DO SENHOR! Para que quereis vós este DIA DO SENHOR? Será de trevas e não de luz. Amós 5: 18. / Ai do dia! Porque O DIA DO SENHOR está perto, e virá como uma assolação do Todo-Poderoso. Joel 1: 15. / O grande dia do Senhor está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do DIA DO SENHOR; clamará ali o poderoso. Sof. 1: 14. / Porque vós mesmos sabeis muito bem que O DIA DO SENHOR virá como o ladrão de noite. I Tes. 5: 2. / Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha O GRANDE E TERRÍVEL DIA DO SENHOR. Mal. 4: 5.
c)              O DIA DA VINGANÇA É O DIA DE DEUS - Antes que o decreto produza o seu efeito, e o dia passe como a pragana; antes que venha sobre vós o furor da ira do Senhor, antes que venha sobre vós O DIA DA IRA DO SENHOR. Sof. 2: 2.
d)              O DIA DA MORTE DE CRISTO É O DIA DE DEUS - Cala-te diante do Senhor DEUS, porque O DIA DO SENHOR está perto; porque o SENHOR preparou o sacrifício, e santificou os seus convidados. Sof. 1: 7.
e)              O SÁBADO DO SÉTIMO DIA É O DIA DE DEUS - Se desviares o teu PÉ DO SÁBADO, de fazeres a tua vontade NO MEU SANTO DIA, e chamares ao sábado deleitoso, e o SANTO DIA DO SENHOR... 
Isa. 58: 13.
F)               O SÁBADO DA EXPIAÇÃO É O DIA DE DEUS - É um SÁBADO DE DESCANSO para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo. Lev. 16: 31.
Como podemos observar Deus não tem um dia específico para Ele, existem vários dias que são os dias de Deus, negar esta verdade é negar a existência do próprio Deus e de Sua Palavra.
1.              Por isso, tenhamos cuidado enquanto nos é oferecida a oportunidade para ENTRAR NO DESCANSO DE DEUS. – Qual será este descanso de Deus mencionado neste texto? Seria o sábado do sétimo dia?
a)              A TERRA TEM O SEU SÁBADO - Então a terra folgará NOS SEUS SÁBADOS, todos os dias da sua assolação, e vós estareis na terra dos vossos inimigos; então a TERRA DESCANSARÁ, e FOLGARÁ NOS SEUS SÁBADOSLev. 26: 34.
b)              O SER HUMANO TEM OS SEUS SÁBADOS - Todos os dias da assolação descansará, porque não descansou NOS VOSSOS SÁBADOS, quando habitáveis nela. Lev. 26: 35.
c)              DEUS TEM SEUS SÁBADOS E JAMAIS SÁBADO ONDE ESTÁ INCLUSO O DO 7º DIA - Além DOS SÁBADOS DO SENHOR, e além dos vossos dons, e além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias, que dareis ao Senhor. Lev. 23: 38. / Guardareis OS MEUS SÁBADOS, e o meu santuário reverenciareis. Eu sou o SenhorLevítico 19: 30.
Portanto, em Hebreus fala do descanso e jamais dos descansos de Deus, como podemos observar Deus tem vários sábados e jamais um sábado, para o ser humano foi estabelecido vários sábados e jamais um sábado.
Como os textos citados não revelaram o que é o descanso de Deus estabelecido para vida espiritual do ser humano, devemos encontrar a resposta em outros textos, este descanso de Hebreus não é relacionado ao físico, e sim, ao da alma.
Em que realmente consiste o descanso de Deus? Um pastor desesperado em defesa do sábado do 7º dia disse que o descanso da salvação é o sábado do 7º Dia, há alguma verdade nesta afirmação?
O que estamos abordando é exatamente sobre o descanso da salvação que é o descanso de Deus neste capítulo. Negar os textos já citados e os que serão a seguir abordados é negar a verdade de Deus e estabelecer em Seu lugar a teologia como deus da verdade.
a)              A TERRA DESCANSOU POR 40 ANOS, MAS ESTE NÃO É O DESCANÇO DA SALVAÇÃO - E sossegou a terra quarenta anos. Juí. 5: 32.
b)              O SÁBADO DA EXPIAÇÃO É O DESCANÇO ESPIRITUAL, SÍMBOLO DO DESCANSO DA SALVAÇÃO - É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo. Lev. 16: 31.
c)              O SÁBADO DO 7º DIA É O DESCANSO FÍSICO E JAMAIS DA SALVAÇÃO “ESPIRITUAL” - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Êxo. 20: 8 - 9.
d)              A TERRA PROMETIDA É O DESCANÇO FÍSICO, MAS NÃO É O DESCANSO DA SALVAÇÃO - Porque até agora NÃO ENTRASTES NO DESCANSO e na herança que vos dá o Senhor vosso Deus.
Deu. 12: 9.
Este é o descanso da salvação estabelecido por Deus para quem crer nEle e em Sua Palavra:
a)              CRISTO É O VERDADEIRO E ÚNICO DESCANSO PARA AS ALMAS. Aqui está o descanso da salvação eterna, o sábado ou os sábados jamais foram ou será o descanso para a salvação, apenas Cristo é o verdadeiro descanso da salvação, embora Ele não seja o descanso físico. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e ENCONTRAREIS DESCANSO para as vossas almas. Mat. 11: 29.
b)              O ÚNICO CAMINHO DO DESCANSO DA SALVÇÃO É CRISTO. Os que não crêem na Palavra de Deus não aceitam em hipótese alguma esta verdade e para substituí-la estabeleceram como descanso da salvação o sábado do sétimo dia. Estas pessoas não querem trilhar pelo verdadeiro caminho da salvação. Quem diz é Deus, mas os que preferem crer no deus teologia rejeitam a verdade do Deus de Abraão. Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; E ACHAREIS DESCANSO PARA AS VOSSAS ALMAS; mas eles dizem: NÃO ANDAREMOS NELEJer. 6: 16. / Disse-lhe Jesus: EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE E A VIDA; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Jo. 14: 6. / E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais SERÁ BLASFEMADO O CAMINHO DA VERDADEII Ped. 2: 2. / Para o entendido, O CAMINHO DA VIDA leva para cima, para que se desvie do inferno em baixoPro. 15: 24. / Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, TEM A VIDA ETERNA, e NÃO ENTRARÁ EM CONDENAÇÃO, mas passou da morte para a vidaJo. 5: 24.
2.              NÃO ACONTEÇA QUE ALGUÉM DE VOCÊS FIQUE PARA TRÁS! - Muitos cristãos têm ficado de fora do descanso de Deus como aconteceu com muitos do Israel antigo que não conseguiram entrar no descanso de Deus, não deram crédito no verdadeiro descanso da salvação e estabeleceram o sábado do sétimo dia como o descanso da salvação em substituição ao verdadeiro.
3.              NÓS TAMBÉM RECEBEMOS COMO ELES UMA BOA NOTÍCIA.  – O que levaram muitos do antigo Israel a ficar de fora do descanso da salvação e muitos na atualidade, é que esta verdade é uma notícia nova “BOAS NOVAS” e isto tem sido interpretado como sendo estranho ao que eles sempre creram, mas esta boa notícia será recebido apenas pelos que amam a verdade e aborrece a mentira.
4.              MAS A MENSAGEM QUE ELES OUVIRAM, DE NADA LHES ADIANTOU, POIS NÃO PERMANECERAM UNIDOS NA FÉ COM AQUELES QUE TINHAM OUVIDO. Esta mensagem de boas novas só terá alcançado o seu objetivo, se os ouvintes tiverem seus ouvidos abertos para ouvir a Palavra de Deus, caso tenham seus ouvidos cheios de cera da mentira a terá como uma mensagem estranha e perigosa para a vida espiritual, o que prevalece são os ensinamentos dos doutores da lei e da verdade. Pois COISAS ESTRANHAS NOS TRAZES AOS OUVIDOS; queremos pois saber o que vem a ser isto? Atos 17: 20. / Ouvi com atenção as minhas palavras, e com os vossos ouvidos a minha declaração. Jó 13: 17. / Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios. I Tim. 4: 1. / Porque virá tempo em que não SUPORTARÃO A SÃ DOUTRINA; mas, tendo comichão nos ouvidos, AMONTOARÃO PARA SI DOUTORES conforme as suas próprias concupiscências. II Tim. 4: 3.
5.              NÓS, PORQUE ACREDITAMOS, PODEMOS ENTRAR NESSE DESCANSO, CONFORME DEUS DISSE: «POR ISSO, EU JUREI NA MINHA IRA:JAMAIS ENTRARÃO NO MEU DESCANSO». Os que dão crédito a Palavra de Deus, entram no descanso de Deus e repousam a alma em paz e segurança tendo certeza da salvação eterna em Cristo. Para aqueles que rejeitam o descanso da salvação pelo físico, Deus jurou por si mesmo que estes não entrarão no descanso da salvação. Os incrédulos que creram no descanso físico, mas rejeitam ou substituem o descanso da salvação por qualquer outro sempre estarão atribulados por não terem alcançado o descanso verdadeiro da salvação.
6.              AQUI SE TRATA DO DESCANSO DE DEUS, DEPOIS QUE REALIZOU AS SUAS OBRAS NO PRINCÍPIO DO MUNDO. – Depois que Deus completou sua obra de criação de nosso mundo, e a última obra que Ele realizou foi criar o sétimo dia o que mais tarde seria conhecido como um dos sábados, ou seja, depois de sua última criação Deus estabeleceu o descanso de Deus para o ser humano. Lendo o texto de forma honesta, Deus terminou suas obras no sétimo dia, descansou, abençoou e o santificou, mas não o estabeleceu como o descanso da salvação. Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. Gên. 2: 1 - 3.
7.               AQUI SE TRATA DO DESCANSO DE DEUS, DEPOIS QUE REALIZOU AS SUAS OBRAS NO PRINCÍPIO DO MUNDO. – Como podemos observar atentamente, em hebreus está falando do descanso de Deus que é o descanso da salvação, depois de ter concluído suas obras no principio de nossa história terrestre e antes mesmo da queda do ser humano Ele estabeleceu o descanso da salvação que é Cristo.
8.              EM ALGUM LUGAR, A ESCRITURA DIZ A RESPEITO DO SÉTIMO DIA: «E NO SÉTIMO DIA DEUS DESCANSOU DE TODAS AS SUAS OBRAS». – Desde o início a Escritura fala sobre o sétimo dia afirmando que Deus descansou neste dia, mas não fala que o mesmo é o descanso da salvação como alguns têm afirmado ser.
9.              E, DE NOVO, EM NOSSO TEXTO: «JAMAIS ENTRARÃO NO MEU DESCANSO. – Embora este livro faça referência ao sétimo dia, fala ao mesmo tempo que embora guardem o sétimo dia mesmo assim não entrarão no descanso da salvação, o povo Israelita no tempo do patriarca Josué guardavam o sétimo dia como manda o mandamento, mesmo assim nem todos  conseguiram entrar no repouso de Deus, este repouso não era a posse da terra e muito menos a guarda do sábado ou sábados.
10.           SABEMOS, PORTANTO, QUE ALGUNS ENTRARÃO NO DESCANSO. – Muitos naquela época e hoje entrarão no descanso da salvação, embora a maioria não consiga.
11.           E OS QUE RECEBERAM EM PRIMEIRO LUGAR A BOA NOTÍCIA NÃO ENTRARAM POR CAUSA DA DESOBEDIÊNCIA DELES.  – Só entra neste descanso os que dão crédito às boas novas, as boas novas é salvação em Cristo pela fé, os que procuram acrescentar alguma coisa a esta boa nova não conseguirão entrar no descanso de Deus.
12.           POR ISSO, DEUS FIXA NOVAMENTE UM DIA QUE ELE CHAMA HOJE, DIZENDO POR MEIO DE DAVI, DEPOIS DE MUITO TEMPO, O QUE LEMBRAMOS MAIS ACIMA: - O dia de entrar no descanso de Deus não é o sétimo dia ou qualquer dia específico da semana e ao mesmo tempo este descanso não é nenhum dos sábados relacionados na Palavra, a entrada neste descanso de Deus é no momento em que a pessoa ouve a voz do Espírito Santo. Este dia do descanso de Deus não está relacionado a um dia da semana, e sim, a oportunidade no hoje e agora. Esta é uma boa nova que joga por terra muitas doutrinas e estabelece o encontro pessoal com Deus e Seu descanso da salvação para nós.
13.           «HOJE, SE VOCÊS OUVEM A VOZ DELE, NÃO FIQUEM DE CORAÇÃO ENDURECIDO- Infelizmente, muitos tem endurecido o coração porque tem dado créditos a teologia, a religião, a lei e aos mandamentos e tem rejeitado o descanso da salvação que daria paz a suas almas e salvação eterna.
14.           SE JOSUÉ OS TIVESSE DE FATO INTRODUZIDO NESSE DESCANSO, DEUS NÃO TERIA FALADO NOVAMENTE DE OUTRO DIA. – Se o patriarca Josué tivesse realmente introduzido o povo no descanso da salvação, Deus não teria falado de outro dia, ou seja, Josué introduziu o povo na terra prometida, mas não era o descanso de Deus; introduziu o povo na guarda da lei e dos sábados, mas não era o descanso de Deus. Por isso Deus estabeleceu outro dia sem nenhum relacionamento semanal para a pessoa conseguir entrar neste descanso de Deus, este dia é o momento agora e hoje sem nenhuma relação com dias semanais.
15.           PORTANTO, AINDA ESTÁ RESERVADO UM DESCANSO SABÁTICO PARA O POVO DE DEUS. – Este dia do descaso de Deus é um sábado anti-semanal, ou seja, quem repousa em Cristo não produz nenhuma obra para ser justificado, santificado ou salvo. Este descanso sabático reservado ao povo de Deus não é referente ao sétimo dia, e sim, ao descanso da salvação. “SÁBADO” não é o dia em si, na semana da Criação Deus criou o sétimo dia, descansou, santificou e abençoou, mas o estabelecimento do sábado foi no deserto depois que Israel foi liberto do cativeiro Egípcio como símbolo de liberdade, antes da escravidão e libertação de Israel existia o sétimo dia e não o sábado. É tão verdade que na Bíblia existem nove sábados relacionados com o tempo humano e um relacionado com a salvação da qual estamos abordando, totalizando dez sábados e apenas um é o sábado da salvação que é Cristo. Porque te lembrarás que FOSTE SERVO NA TERRA DO EGITO, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus TE ORDENOU QUE GUARDASSES O DIA DE SÁBADO. Deu. 5: 15.
16.            QUEM DE FATO JÁ ENTROU NO DESCANSO DE DEUS, DESCANSA DE TODAS AS SUAS OBRAS, ASSIM COMO DEUS DESCANSA DAS SUAS.  – Quem entra neste descanso da salvação não produz obras para a salvação, vive nas obras de Cristo, ele é justificado pela fé que uma vez foi entregue aos santos. Cristo o verdadeiro sábado da salvação é o descanso de quem crer na justificação pela fé. Porque pela GRAÇA SOIS SALVOS, por MEIO DA FÉ; e isto não vem de vós, É DOM DE DEUS.
NÃO VEM DAS OBRAS, para que ninguém se glorie.
Efé. 2: 8 - 9. / Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também A FÉ SEM OBRAS É MORTA. Tia. 2: 26. / Grandes SÃO AS OBRAS DO SENHOR, PROCURADAS POR TODOS os que nelas tomam prazer. Sal. 111: 2. / Mas O FRUTO DO ESPÍRITO é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gál. 5: 22. / Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual É O BOM CAMINHO, e andai por ele; E ACHAREIS DESCANSO para as vossas almas; mas eles dizem: NÃO ANDAREMOS NELEJer. 6: 16 / Ao qual disse: ESTE É O DESCANSO, dai DESCANSO AO CANSADO; e este é o refrigério; porém NÃO QUISERAM OUVIR. Isa. 28: 12. / Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e ENCONTRAREIS DESCANSO para as vossas almas. Mat. 11: 29.
17.            APRESSEMOS-NOS, POIS, PARA ENTRAR NESSE DESCANSO, PARA QUE NINGUÉM CAIA NO MESMO EXEMPLO DE DESOBENDIÊNCIA. – Muita gente guarda o sábado do sétimo dia e outros sábados, mas nunca conseguiram entrar neste descanso de Deus, este descanso de Deus não está relacionado há nenhum dia semanal, e sim, AO DIA HOJE E AGORA. Este descanso de Deus é o próprio Cristo que concede descaso ao cansado de pecar e o estabelece na paz de Deus. O sétimo dia foi citado como exemplo para a pessoa ter uma idéia como é bom está despreocupado com as coisas cotidianas e as do mundo, ao entrar neste descanso de Deus a pessoa alcança paz para a alma. Os que têm procurado entrar no descanso de Deus por intermédio de um dia semanal tem ficado de fora por viverem na incredulidade. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e ENCONTRAREIS DESCANSO para as vossas almas. Mat. 11: 29.
Os que têm alcançado este descanso tem mostrado o espírito de paz e humildade e os que procuram alcançar o descanso de Deus por intermédio do sábado do sétimo dia são pessoas sem amor, sem humildade e que detona qualquer um que se opuser as suas idéias ou crenças.
Buscar e alcançar este descanso de Deus é viver na mais perfeita salvação de Deus proporcionada por intermédio de Seu Filho o Cristo.
Este descanso de Deus alcançamos por intermédio da justificação pela fé. Tendo sido, pois, JUSTIFICADOS PELA FÉ, temos PAZ COM DEUS, por nosso SENHOR JESUS CRISTO. Rom. 5: 1.
Esta justificação que é por intermédio do sangue de Cristo nos liberta da ira final o que nos proporciona está no descanso de Deus. Logo muito mais agora, tendo SIDO JUSTIFICADOS PELO SEU SANGUE, seremos por ele SALVOS DA IRARom. 5: 9.
Não por meio da guarda da lei que alcançamos a justificação que é o descanso de Deus. Sabendo que o homem não é JUSTIFICADO PELAS OBRAS DA LEI, mas PELA FÉ EM JESUS CRISTO, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos JUSTIFICADOS PELA FÉ EM CRISTO, e não PELAS OBRAS DA LEI; porquanto PELAS OBRAS DA LEI nenhuma carne SERÁ JUSTIFICADAGál. 2: 16. / SEPARADOS ESTAIS DE CRISTO, vós os que VOS JUSTIFICAIS PELA LEI; da graça tendes caído. Gál. 5: 4.
A fé que é usada na justificação não é a que temos por ser fraca e defeituosa, a fé usada é a que foi entregue aos santos e esta é a fé de Jesus. ...senti a necessidade de dirigir-vos esta carta para exortar-vos a PELEJAR PELA FÉ, confiada de uma vez para SEMPRE AOS SANTOS. Jud. 1: 3. / PAZ seja com os irmãos, e amor com FÉ DA PARTE DE DEUS PAI e da do SENHOR JESUS CRISTO. Efé. 6: 23. / “THEY THAT KEEP THE COMMANDMENTS OF GOD, AND THE FAITH OF JESUS” (King James). - são os que guardam os mandamentos de Deus e A FÉ DE JESUS. Apoc. 14: 12.
Entrar no descanso de Deus é alcançar a salvação em Cristo, viver a salvação em Cristo, está em Cristo e Cristo está na pessoa.
Quem alcança este descanso ela compartilha com seu semelhante, os que não têm alcançado tem ocultado ao seu semelhante ao mostrar o descanso errado. Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir. Isa. 28: 12.
Autor: Eurias R. Carneiro