sábado, 23 de agosto de 2014

MOMORNISMO E A BÍBLIA – II

MOMORNISMO E A BÍBLIA – II




Nós temos duas escolhas na vida, uma é crer no que está escrito na Bíblia como verdade e a outra é crer na doutrina da igreja como sendo a verdade, pois é impossível harmonizar a verdade com a mentira. Sendo assim, podemos e temos o poder de julgar a doutrina se ela é verdadeiramente verdade ou uma mentira transvertida de verdade. A verdade nunca virá afirmando ser mentira e a mentira vem com certeza afirmando ser a verdade. Portanto temos que ter a mente aberta e capacidade para diferenciar entre o ferro estragado e o ouro.
Comparando mais uma doutrina da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos dias, podemos observar sua fonte.
Com a palavra os Mórmons:

ADÃO E EVA NOS DERAM O DOM DE ESCOLHER



Você talvez conheça a história de Adão e Eva no Jardim do Éden, mas você sabia que eles estavam abrindo o caminho para que nós pudéssemos vir à Terra, fazer escolhas e tornar-nos como nosso Pai Celestial?
Como os primeiros filhos de Deus na Terra, Adão e Eva viviam em seu jardim paradisíaco. ELES NÃO SENTIAM TRISTEZA OU DOR, O QUE PODE PARECER BOM, MAS ELES TAMBÉM NÃO SENTIAM ALEGRIA. ELES NÃO SE LEMBRAVAM DE SUA VIDA PRÉ-MORTAL. SE NÃO TIVESSEM COMIDO DO FRUTO PROIBIDO, TERIAM VIVIDO DAQUELA MANEIRA ETERNAMENTE E NUNCA TERIAM FILHOS. A HUMANIDADE NUNCA TERIA NASCIDO OU O MUNDO SIDO POVOADO.
Como sabemos, Adão e Eva sucumbiram às tentações de Satanás para comer do fruto e desobedecer a Deus, Que havia ordenado a eles que não comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Como consequência, foram afastados da presença física e espiritual de Deus — damos a esse acontecimento o nome de Queda. ELES SE TORNARAM MORTAIS, ASSIM COMO NÓS, SUJEITOS AO PECADO, ÀS DOENÇAS, A TODO TIPO DE SOFRIMENTO, E POR FIM, À MORTE. MAS ISSO NÃO ERA TÃO RUIM, POIS ELES PODERIAM TAMBÉM SENTIR GRANDE ALEGRIA.“ADÃO CAIU PARA QUE OS HOMENS EXISTISSEM; E OS HOMENS EXISTEM PARA QUE TENHAM ALEGRIA” (2 Néfi 2:25). Enquanto fossem obedientes ao evangelho de Jesus Cristo, Adão e Eva poderiam receber inspiração de Deus, revelação e até mesmo visitas de mensageiros celestiais.
UMA VEZ FORA DO JARDIM, ELES PODERIAM PROGREDIR E APRENDER A TORNAR-SE MAIS SEMELHANTES A NOSSO PAI CELESTIAL. Além disso, eles poderiam ter filhos, ou seja, o restante dos filhos espirituais de Deus (todos nós) poderia vir à Terra, ter um corpo físico e ser provado em suas escolhas diárias. Assim como aconteceu com Adão e Eva, há consequências para todas as nossas escolhas, sejam boas ou más. A felicidade e o progresso contínuos resultam da decisão de fazer aquilo que Deus deseja que façamos. A palavra-chave é “escolher”. Geralmente Deus não Se adianta e evita que façamos as más escolhas que Satanás nos tenta a fazer. Antes, Ele oferece Seu amor, Sua orientação divina e nos aconselha quando abrimos o coração para Ele.
1.               ELES NÃO SENTIAM TRISTEZA OU DOR, O QUE PODE PARECER BOM, MAS ELES TAMBÉM NÃO SENTIAM ALEGRIA. ELES NÃO SE LEMBRAVAM DE SUA VIDA PRÉ-MORTAL. SE NÃO TIVESSEM COMIDO DO FRUTO PROIBIDO, TERIAM VIVIDO DAQUELA MANEIRA ETERNAMENTE E NUNCA TERIAM FILHOS. A HUMANIDADE NUNCA TERIA NASCIDO OU O MUNDO SIDO POVOADO.
ALEGRIA (FELICIDADE) SÓ PASSAMOS A TER POR CAUSA DO PECADO, SE O PECADO NÃO TIVESSE VINDO A EXISTÊNCIA JAMAIS SERÍAMOS FELIZES NA PRESENÇA DE DEUS. O QUE PROPORCIONOU A CAPACIDADE DO SER HUMANO A TEREM FILHOS FOI O PECADO E JAMAIS DEUS, OU SEJA, GRAÇAS AO PECADO E NÃO A DEUS É QUE O MUNDO FOI POVOADO. VAMOS COMPARAR AS PALAVRAS DOS MÓRMONS COM A BÍBLIA: E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Gên. 1: 27 - 28.

2.               ELES SE TORNARAM MORTAIS, ASSIM COMO NÓS, SUJEITOS AO PECADO, ÀS DOENÇAS, A TODO TIPO DE SOFRIMENTO, E POR FIM, À MORTE. MAS ISSO NÃO ERA TÃO RUIM, POIS ELES PODERIAM TAMBÉM SENTIR GRANDE ALEGRIA.“ADÃO CAIU PARA QUE OS HOMENS EXISTISSEM; E OS HOMENS EXISTEM PARA QUE TENHAM ALEGRIA”
O pecado trouxe os seguintes benefícios segundo os mórmons: A) TROUXE A BONDADE; B) FELICIDADE (ALEGRIA); C) A EXISTÊNCIA DOS SERES HUMANOS. COMO PODEMOS OBSERVAR COM O OLHAR DA HONESTIDADE, PARA OS MÓRMONS QUEM PROPORCIONA AS COISAS BOAS DA VIDA É O PECADO E JAMAIS DEUS.

3.               UMA VEZ FORA DO JARDIM, ELES PODERIAM PROGREDIR E APRENDER A TORNAR-SE MAIS SEMELHANTES A NOSSO PAI CELESTIAL.
O pecado é que nos torna santo como o Pai Celestial o é e jamais a vida transformada por Cristo.
Podemos resumir as citações acima citadas nas seguintes palavras sem medo de incorrer em erros: Esta religião veio à existência para negar o Soberano Deus e ela é um dos espíritos da mentira dos últimos dias.
Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicidaAtos 3.14.
E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;
Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.
II Tes. 2: 8 - 12.
Os santificados no Espírito Santo e jamais no pecado são os que estarão na presença de Deus por toda a eternidade.
Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade. II Tes. 2: 13.
No pecado há morte, miséria e perdição... em Cristo há salvação, santificação e liberdade.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA



Pioneiros mórmons
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma estátua comemorando os pioneiros mórmons.
Os Pioneiros mórmons foram membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecidos como Santos dos Últimos Dias, que migraram através dos Estados Unidos seguindo o chamadoMormon Trail, desde o Médio Oeste até o Vale do Lago Salgado, no que é hoje o estado de Utah. A viagem, realizada por aproximadamente 70000 pessoas, se iniciou em abril de 1847 e concluiu com a terminação da primeira linha de caminho-de-ferro transcontinental em 1869.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi fundada em abril de 1830 por Joseph Smith Jr. e um pequeno grupo de seguidores, inaugurando entre o cristianismo do oeste dos Estados Unidos, elementosteológicos novos, com tendências restauracionistas. O constante proselitismo de sua nova fé, sua inclinação para a unidade social e política e suas crenças religiosas fizeram que fossem perseguidos com frequência por seus vizinhos. Com o tempo, as diferenças religiosas, sociais e políticas entre a nova congregação e seus vizinhos tornaram-se confrontos, muitas vezes sangrentos. No termo de 15 anos, milhares de Santos dos Últimos Dias foram expulsos de quatro estados norte-americanosNova IorqueOhioIllinois e Missouri.

Algumas das crenças, manifestações e costumes dos membros da recém restaurada igreja não foram bem recebidas por outras congregações cristãs. Assim, o agregado de novas e diferentes escrituras como O Livro de Mórmon, a manifestação de que Joseph Smith teve conversas com Deus, Jesus Cristo e outras personagens celestiais, sua forma de governo teocrática e a controvertida prática da poligamia foram uma combinação de factores que provocaram tensões que, com o tempo, desembocaram em episódios de violência e na perseguição dos novos líderes religiosos. As perseguições e os actos de violência não foram exclusivos dos que não pertenciam à igreja. Em uma oportunidade, em Kirtland (Ohio), Joseph Smith foi coberto com uma combinação de breu e plumas por uma multidão entre a que se encontravam indivíduos que tinham desertado da igreja. Esta perseguição, entre outras razões, fez com que que o corpo da Igreja se mudasse de um lugar a outro: OhioMissouri, e depois Illinois, onde os membros da igreja construíram a cidade de Nauvoo. Ogovernador do MissouriLilburn Boggs, emitiu pouco depois uma ordem de exterminação contra todos osmórmons que vivessem no estado. O descontentamento com a percebida teocracia também tomou raízes dentro da igreja, com grupos de homens separados da igreja organizando e liderando rebeliões e formalizando acusações legais aos mórmons em Nauvoo e seuprefeitoJoseph Smith Jr.. Em 1844, enquanto lançava formalmente sua candidatura à presidência dos Estados Unidos, Joseph Smith foi encarcerado, acusado de ter dirigido a destruição de uma imprensa opositora. A destruição da imprensa, fundada pelo apóstolo mórmon excomungado William Law, foi uma oportunidade aproveitada por críticos como Thomas Sharp, que pretendia abertamente a ruína da igreja. A criação de uma milícia privada em Nauvoo perturbou ainda mais o sossego de outras cidades do condado, como Warsaw e Carthage, que temiam a propagação da teocracia de Nauvoo. A crise na sucessão do movimento dos Santos dos Últimos Dias ocorreu após a morte violenta de seu restaurador, Joseph Smith e seu irmão, Hyrum no cárcere de Carthage, em 27 de junho de 1844. A igreja, com sede ainda em Nauvoo, continuou sob a direção do quórum de seus doze apóstolos, sem que fosse nomeado por quase dois anos o sucessor de seu primeiro profeta. Finalmente, em 1846, a maioria da igreja apoiou a Brigham Young, de 45 anos de idade, como o novo presidente, enquanto outros membros seguiram Sidney Rigdon. Alguns fiéis de Nauvoo, encontraram discrepâncias na autoridade dos doze e seguiram a James J. Strang, que ter-se-ia proclamado profeta e sucessor legal de Joseph Smith Jr.
A tensão religiosa continuou incrementando-se em Nauvoo até desembocar no que por vezes se chama a Guerra Mórmon de Illinois. Avalados com um revocatório do poder legislativo do estado, organizaram-se vários grupos civis e, ocasionalmente, militares, para expulsar os mórmones desse estado. Brigham Young conseguiu negociar uma trégua que permitiria aos santos de Nauvoo se preparar com tempo para abandonar a cidade, a qual tinha atingido, para 1845, uma população de 22559 habitantes. A maioria dos membros da igreja seguiram a Brigham Young e a nove dos doze apóstolos, estabelecendo uma estação transitoria em Winter Quarters, Nebraska, no inverno de 1846. Nesse lugar fizeram-se os preparativos para o êxodo dos pioneiros, com o propósito de estabelecer, fora dos Estados Unidos, um estado livre sócio, independente do sistema federal e onde pudessem praticar sua religião sem o acosso dos gentilé, isto é, daqueles que não pertenciam a sua igreja. Young imaginava a criação de um Estado novo ao que chamava «Deseret». Pouco fica hoje em dia de Winter Quarters, lugar onde os pioneiros se assentaram desde 1846-1848 e onde a transição física e eclesiástica da igreja se fez legal e pública.

JOSÉ SMITH JR.



Joseph Smith Jr. (Sharon, Vermont, 23 de Dezembro de 1805 — Carthage, Illinois, 27 de junho de 1844) , religioso estadunidense , foi o fundador do Movimento dos Santos dos Últimos Dias , conhecido pelos não-membros como mormonismo. Smith era conhecido por seus seguidores como profeta, vidente e revelador da parte de Deus.
Nascido em uma família numerosa, Joseph Smith Jr. tinha dez irmãos e irmãs. De acordo com sua biografia, em 1820 convivia com sua família na zona rural de Palmyra, quando movimentos evangélicos levaram à um despertar religioso na região. Confuso, Joseph Smith Jr, então um menino de 14 anos, retirou-se em um bosque para orar e indagar a Deus sobre qual religião seguir. Joseph Smith teria então tido uma visão de Deus e de Jesus Cristo.   
Joseph relata sua experência assim: “Vi um pilar de luz acima de minha cabeça, mais brilhante que o sol, que descia gradualmente sobre mim. (…) Quando a luz pousou sobre mim, vi dois Personagens cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição, pairando no ar, acima de mim. Um deles falou-me, chamando-me pelo nome, e disse, apontando para o outro: Este é Meu Filho Amado. Ouve-O!" (Joseph Smith-História 1:16-17).
Estes teriam dito à Joseph que não se filiasse à nenhuma igreja, pois a verdadeira igreja ainda estaria por surgir.          
A Primeira Visão - Deus o Pai e Jesus Cristo aparecem ao menino Joseph Smith Jr. na primavera de 1820Em 1823,Joseph teria sido visitado por um mensageiro celestial chamado Morôni, que o guiou à um monte, onde mostrou a Joseph placas de ouro que continham a história de uma antiga civilização pré-colombiana. Em 1827, Joseph teve autorização do mensageiro para retirar as placas, e traduziu-as para o inglês com o auxílio do Urim e Tumim. A obra traduzida recebeu o nome de Livro de Mórmon, devido ao nome de um dos profetas do livro.      
Em 6 de Abril de 1830, Joseph e alguns convertidos organizam a Igreja de Cristo, que em 1838 muda seu nome para Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Fayette. As denominações evangélicas passam a perseguir Joseph e a igreja, que mudam-se para Nova Iorque. O primeiro templo é estabelecido Kirtland, Ohio, em 1836. De Ohio a igreja mudou-se para o Missouri, depois para Illinois, onde em 1839 surge a comunidade de Nauvoo.           
Devido às acusações e perseguições, Joseph Smith e seus companheiros mais próximos acabaram presos. Em 24 de junho de 1844, Smith e seu irmão Hyrum Smith foram levados para a cadeia de Carthage, onde em 27 de junho de 1844 uma turba invade a cadeia e assassinam Joseph e Hyrum.

Qual sua escolha? Ser santificado em Cristo ou pelo pecado?
Já fiz minha escolha: Ser santificado em Cristo.
Autor: Eurias R. Carneiro


Nenhum comentário: